Memories

“Memories”, jogo desenvolvido para a Global Game Jam 2021. Um jogo de puzzle em primeira pessoa onde o jogador precisa resolver puzzles para lembrar de suas memórias e encontrar a saída.

Um jogo sensível onde o personagem principal está preso em suas memórias mais marcantes, passando por lembranças da infância, do primeiro amor e até aquelas lembranças mais tristes sofridas por bullying. 
Gênero: puzzle em primeira pessoa
Engine: Unity
Equipe: 3
Tempo: 5 dias
Responsabilidades:
  • Desenvolvimento Unity
  • Gameplay
  • Level design
  • Iluminação
  • Puzzles
  • Escrita da narrativa

Detalhamento

Abaixo separei alguns exemplos do meu trabalho, o jogo completo tem mais elementos dos que eu mostro aqui.
Documentação
No início do processo de desenvolvimento foi documentado o projeto para guiar o desenvolvimento. Descrevendo brevemente as cenas, a narrativa e um layout básico dos puzzles.
Abaixo coloquei algumas imagens desse documento.
CapturaImagem2.PNG
Introdução
No inicio do jogo o jogador se depara com um ambiente completamente escuro, sem nenhuma referência visual para onde ele deve ir. Após alguns segundos uma narração inicia:

Mais escuro que a própria sombra
Mais escuro que uma noite fria de inverno
Um escuro tão denso, que domina meu corpo e minha alma
Eu não sei como fui parar ali
Não sei se antes ou depois
Sei que um pouco de luz seria bom


Ao final da narração surge uma luz que orienta o jogador para onde ir. Quando o jogador fica sobre o ponto de luz é revelado o cenário por onde ele vai jogar.
Puzzle Sala 1 - Brincadeira de criança
Nessa sala o jogador recebe a pista para o puzzle "Fui no mercado, não esquece de dar comida para o Jake". Nessa sala o jogador tem trilhos no chão e um gato de brinquedo conectado a esse trilho, além de um pote de comida em uma posição do trilho.
Utilizando o controle do gato que está localizado na frente do trilho o jogador deve direcionar o gato até o pote de comida para liberar a chave, resolvendo o puzzle. Um dos controles move o gato para frente e o outro gira o gato em torno do seu próprio eixo.

Nota: Após os testes com os jogadores eu percebi que esse puzzle estava muito maçante, e quebrava muito a expectativa do jogador. A solução mais rápida para a entrega do jogo dentro do prazo foi alterar a posição inicial do gato, fazendo com que o jogador precisa-se de menos comandos para levar o gato até o pote de comida. Melhorou um pouco, mas precisaria de uma ajuste na mecânica de controle do gato para deixar mais dinâmico.
Puzzle Sala 2 - Meu primeiro amor
Nessa sala o jogador não recebe uma pista direta do puzzle, apenas uma pista sobre a narrativa da sala, que fala sobre amor.
A iluminação aqui é posicionada de forma estratégica para indicar ao jogador o objetivo principal, já que é uma sala com muitos elementos.
O jogador pode interagir com as teclas do piano, cada tecla emite sua própria nota musical, que além de fazer parte parte da resolução do puzzle adiciona um ótimo elemento de "suculência" ao jogo.
Ao centro temos uma boneca de uma menina chorando e um balão e um balão longe dela, indicando ao jogador que a resolução do puzzle está na devolução do balão para ela.
Ao lado de cada piano temos um rádio com a marcação "A "e o outro rádio com a marcação "B".
O objetivo aqui é o jogador encontrar a fita dos rádios para ouvir a melodia correta e então replicar nas teclas do piano.
Ao interagir no rádio sem a fita em mãos o rádio emite uma animação e um som para representar ao jogador a necessidade da fita.
Nota: Eu fiquei bem satisfeito com esse puzzle, e todos os testes dos jogadores eles conseguiram concluir e no final do puzzle uma animação da boneca, o inicio de uma música marcante e a revelação de uma passagem secreta serviu muito bem como prêmio para os jogadores. Porém alguns jogadores tiveram dificuldade para reconhecer as notas musicas.
JOGAR